quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Capitulo 9





Jayme se sente abandonado no internato. Maysa é cumprimentada por muitas pessoas no camarim e Miguel se sente ignorado. O ator Carlos Alberto cumprimenta Maysa e os dois conversam rapidamente. Bôscoli vai ao camarim e Maysa pede que Miguel saia para os dois conversarem. Miguel e Maysa discutem e ele a abandona. Quando volta ao apartamento, Maysa não está bem e ele a leva ao hospital. Maysa se recupera e nega à imprensa que tenha tentado se ferir. Miguel conversa com Inah e Monja e avisa que o casamento com Maysa acabou e que irá retornar à Espanha. Maysa reencontra Carlos Alberto e conta que adorou a cidade que ele comentou, Maricá. Inah e Monja estão indignados por Maysa ter passado dois anos sem ver o filho. Maysa, contrariada, resolv trazer Jayme ao Brasil. Maysa e Carlos Alberto namoram em Maricá. Maysa revela à imprensa que está grávida de Carlos Alberto. O ator fica sabendo da gravidez pela imprensa e cobra a verdade da mulher, que diz ter perdido a criança. A relação deles chega ao fim. Jayme chega ao Brasil, com 15 anos, e após outra decepção diz não querer mais se relacionar com a mãe. Jayme pede sua emancipação e que seu tio Cibidinho cuide de tudo para ele. Aos 20 anos, Jayme comunica à mãe que vai se casar. Maysa vai ao aeroporto se despedir de Jayme, que parte para sua lua-de-mel, e eles, finalmente, conversam. O tempo passa. Maysa, a caminho de Maricá, recorda momentos que teve com André. Dirigindo na ponte Rio-Niterói, uma rajada de vento a faz perder o controle de seu carro.

Capitulo 8





Maysa é aplaudida de pé pelo público francês. Inah está ansiosa para receber notícias de Maysa. Régis comenta com Ana e os pais de Maysa que acredita que a cantora deve sair para comemorar sua apresentação, deixando Inah preocupada. Maysa comemora sua apresentação com Miguel e Gabriela e todos brindam, desejando que Maysa encontre um novo amor. Gabriela sugere que Miguel leve Maysa para seu apartamento no hotel para ajudá-la a abrir a porta. Miguel e Maysa se sentem atraídos. Maysa se recorda dos momentos de amor que teve com André e se entristece. Gabriela hospeda Maysa em sua casa em Madri. Maysa visita Jayme, e ele reclama a ausência da mãe e pede para morar com os avós no Brasil. Maysa se questiona sobre sua vida e seus anseios, e registra em seu diário que desconfia estar apaixonada. Miguel se declara para Maysa e espiona seu diário sem que a cantora veja. Maysa agradece Gabriela pela festa que a anfitriã dará em sua homenagem. No dia da festa, Jayme passa mal e Miguel leva Maysa ao internato para ver o filho. Jayme pede para a mãe levá-lo para casa, mas Maysa nega. Miguel beija Maysa na saída do internato. Gabriela flagra Miguel e Maysa e os expulsa de sua casa. Gabriela dá uma desculpa aos convidados para justificar a ausência de Maysa e comunica sua separação. Maysa faz a turnê por alguns países ao lado de Miguel. Maysa volta ao Brasil para um show no Canecão e é ovacionada pelo público.

Capitulo 7





Miguel e Gabriela se aproximam de Maysa para parabenizá-la e a oferecem hospedagem quando for para a Espanha. Maysa sente falta de André. Maysa chega ao Rio e abraça o filho, emocionada. Maysa comunica a Inah e Monja que levará Jayme para morar na Espanha e os pais não aprovam sua decisão. Maysa leva Jayme para assistir a dança flamenca em Madri e encontra Miguel e Gabriela. Maysa os convida para sua apresentação na cidade. Após o show, Maysa encontra o casal convidado e Miguel se insinua para a cantora. Maysa matricula Jayme em um internato e ele não gosta da idéia de ficar longe da mãe. Maysa visita Miguel e Gabriela e o casal a convida para se hospedar com eles, até ela encontrar um apartamento. Jayme está triste no dormitório do internato e pensa em seu pai. Maysa liga para Ana e demonstra não estar bem. Ana se preocupa. Maysa faz uma apresentação no Olympia de Paris. Miguel e Gabriela estão na platéia e assistem a Maysa cantando “Ne me quitte pás”.

Capitulo 6





A cantora decide sair de carro, bate na traseira de um caminhão e é hospitalizada. O médico avisa a Ana que Maysa ficará com cicatrizes no rosto. André visita Maysa no hospital. Inah e Monja se preocupam com a filha, que diz não ter culpa no acidente. Maysa comenta que precisa passar um tempo fora do país e pede aos pais que cuidem de Jayme enquanto estiver fora. André visita Maysa e demonstra afeição. Maysa faz um show de despedida e Ana conta que Bôscoli está na platéia. Maysa entra no palco e exibe o rosto marcado. A platéia aplaude efusivamente. Bôscoli e a namorada visitam Maysa no camarim. Maysa demonstra falsa cordialidade. Bôscoli entrega o LP com as músicas de bossa nova que ela gravou. Um mês depois, Maysa, com o rosto já refeito pela plástica, viaja com Ana para Portugal para rever sua vida. Maysa fica surpresa ao constatar que Ana avisou à imprensa sobre sua chegada a Portugal e repreende a secretária. Ana a convence de que precisa trabalhar para ganhar dinheiro. Inah fala ao telefone com Maysa e cobra notícias da filha. Jayme fala com Maysa, que se emociona ao escutar a voz do filho. Maysa se apresenta no Cassino Estoril e é ovacionada pelo público português. Ana comunica a Maysa que André faleceu. Maysa volta ao palco e faz uma homenagem a André, cantando a música que ele mais gostava, e emociona o público.

Capitulo 5





Maysa e Bôscoli vão para Buenos Aires e passeiam pelos pontos turísticos da cidade. À noite, ela faz um show em um clube e é muito aplaudida. Quando voltam para ao hotel, Maysa tem uma crise de ciúmes ao ver Bôscoli trocar sorrisos com outra mulher. No dia seguinte, ela se desculpa. Bôscoli diz que gosta dela e que seu compromisso com a namorada do Rio acabou. Antes de voltarem para o Brasil, Maysa flagra Bôscoli no telefone com Beta, dizendo que está morrendo de saudades e que comprou um anel de noivado para ela. A cantora fica arrasada com o que ouve. Para se vingar, quando chegam no aeroporto no Rio de Janeiro, Maysa fala aos repórteres que ela e Bôscoli estão noivos e vão se casar. Beta ouve tudo. Beta fica furiosa com Bôscoli e não quer ouvir suas explicações. Maysa finge não ligar quando uma repórter conta que seu filho estava no casamento de André. Bôscoli briga com Maysa

Capitulo 4





Na mansão dos Matarazzo, André e Nina se beijam, observados por Jayme. Amália propõe um brinde ao casamento. Após o show, Maysa convida Bôscoli para irem à praia de Copacabana. Eles bebem champanhe e se beijam. André, Nina e Jayme saem do cinema alegres. Escondida em um táxi, Maysa os observa, enciumada. Maysa viaja para São Paulo para gravar e encontra Bôscoli no estúdio. Ela canta trocando olhares com ele. Seis meses depois, Maysa chega à festa de entrega de um prêmio com uma garrafinha de uísque nas mãos e sobe ao palco para receber o troféu acompanhada de Bôscoli. A cantora, meio zonza, tropeça ao subir ao palco. Maysa canta divinamente e é muito aplaudida. Jayminho visita a mãe nos bastidores depois do show. André aparece, em seguida, com um buquê de flores para ela. Eles saem para jantar e, no restaurante, encontram amigos e familiares de Maysa. André apresenta para Maysa sua noiva Nina, miss Israel. Maysa fica com ciúmes e recorda momentos que passaram juntos quando começaram a namorar. Maysa vê Bôscoli entrando em um bar com outra mulher. Maysa entra no bar para tirar satisfações com Bôscoli. Maysa fala à imprensa que vai gravar um disco de bossa nova produzido por Ronaldo Bôscoli. Beta fica com ciúmes ao ver Bôscoli e Maysa na foto do jornal, e ele explica à namorada que seu interesse na cantora é estritamente profissional. Maysa começa a gravar o disco com Bôscoli. Ele faz algumas correções no jeito em que Maysa canta suas músicas e ela fica irritada.

Capitulo 3




Maysa canta e se distrai admirando o arranjo instrumental e Bôscoli desaparece. Guto repreende Bôscoli por ter saído sem se despedir da cantora. Bôscoli afirma aos amigos que não está interessado em Maysa. Ele se surpreende com a presença de Beta e a beija. Maysa, Régis, Ana, o pianista e o fotógrafo saem. O pianista dirige o carro e Maysa o distrai, quase provocando um acidente. André oferece uma pensão a Maysa, que aceita apenas para o filho. Ao reconhecer Maysa, Dona Rosa não acredita estar recebendo a cantora em seu estabelecimento. Maysa segura a filha de uma empregada no colo e se emociona ao relembrar Jayme pequeno. Maysa e os amigos vão para a cachoeira. Lá, são presos pela polícia. Maysa relembra o dia em que foi surpreendida por uma freira na escola usando maquiagens e desfilando com roupas sensuais. André se apavora com a manchete de uma revista que exibe fotos dos momentos de lazer de Maysa Matarazzo. Maysa tenta se justificar para Monja e Inah, que se decepcionam com a filha. Num profundo momento de tristeza, a cantora recorda seus últimos momentos e entra na banheira. Ana entra no banheiro e a encontra na banheira. Ana socorre Maysa. Bôscoli diz que não quer nada com Maysa, e que seus interesses são apenas comerciais. Maysa sobe ao palco com curativos e a platéia cochicha discretamente. Após o show, Maysa agradece aos aplausos e diz que é alvo fácil de fofocas e intrigas. A cantora é surpreendida no intervalo do show por repórteres em seu camarim. Maysa se irrita quando perguntam sobre escândalos da sua vida e descobre através deles que seu ex-marido vai se casar novamente.

Capitulo 2




André e Amália assistem Maysa na tevê. Inah, Monja e Cibidinho também. Ela termina a apresentação sob aplausos. Amália se irrita com o sucesso de Maysa e a acusa de ter usado o nome Matarazzo para se promover. André discorda e afirma que eles se casaram por amor. André pensa no fim do casamento com Maysa. Ele recorda a cantora declarando que sua maior felicidade na lua-de-mel foi quando assinou pela primeira vez como Maysa Matarazzo. No meio a felicidade do jovem casal, Amália e uma amiga debocham dos hábitos da cantora. André lembra quando Maysa, grávida, o esperava chegar em casa para mostrar suas músicas. Ele comenta a tristeza das canções e ela retruca que refletem o seu estado de espírito, pois seria mais feliz morando longe da mansão. Em outra memória, Maysa canta “Tarde Triste” e Roberto Corte-Real a convida para gravar um disco. Maysa aceita, mas André discorda e lembra que ela está grávida. Roberto sugere que esperem o bebê nascer. Mais tarde, brigam novamente, mas Maysa, usando seu charme, o convence. André volta para assistir ao show de Maysa na tevê e encontra a babá Yvone, que comenta que Jayminho vive chamando pela mãe. Maysa acorda de ressaca e Ana avisa que André está ali para vê-la. Ele reclama da ausência de Maysa na vida do filho. Maysa, Zé Mario, Ana e Régis se divertem em um vôo de helicóptero. Ronaldo Bôscoli e Guto se assustam com as manobras do helicóptero. Quando pousam, Bôscoli e Guto acenam para Maysa e decidem mostrar suas canções. Bôscoli se aproxima e Maysa os convida para almoçar em sua casa. Na viagem de volta, Maysa relembra sua infância e os momentos de infelicidade vividos no internato que freqüentou. O helicóptero pousa na casa de Maysa. Guto e Bôscoli

Capitulo 1





Maysa canta em uma churrascaria, rodeada de gente. Ela se irrita com o falatório, pede silêncio, atira seu sapato em uma das mesas, e vai embora sem terminar o show. Maysa volta para casa e tem vontade de beber, mas se lembra da medicação que não permite que ela beba mais. Monja e Inah lêem uma notícia falsa de que Maysa foi vaiada e ficam tristes com a perseguição a filha. Maysa chega e diz que vai para Maricá. Inah e Monja tentam dissuadi-la. Maysa entra em seu carro e segue pela ponte Rio-Niterói. Ela tenta desviar, mas perde o controle do carro e se acidentando. Maysa faz sucesso durante um show no Copacabana Palace e André Matarazzo aparece de surpresa com seu filho, Jayme. André sobe para a suíte, enquanto Maysa cumprimenta alguns amigos no bar. Quando vai para o apartamento, já está embriagada. Magoado, André a coloca para dormir e toma champagne sozinho. No dia seguinte, André faz um ultimato: ou ela volta para casa ou fica com a carreira de cantora. O telefone da suíte toca e a recepcionista diz que o jornalista Ronaldo Bôscoli quer falar com ela. Maysa o manda embora. Ela sai para espairecer e lembra quando, aos 15 anos, já era apaixonada por André e disse para sua amiga Marlene que iria se casar com ele. Inah e Monja percebiam a troca de olhares nas festas e repreendiam Maysa por ele ser 17 anos mais velho. Na sua festa de 17 anos, André prepara uma queima de fogos surpresa para a namorada. Eles se casam em uma cerimônia de gala na Catedral de São Paulo e passam a lua-de-mel na Europa. Maysa volta à realidade, pega um avião para São Paulo e escreve uma música. Ao chegar na mansão Matarazzo, encontra André e Jayme na sala. Eles conversam e Maysa diz que tomou sua decisão. André lê a letra da música "Ouça", escrita por ela para falar sobre a sua separação. Maysa canta a música em um grande auditório de tv, enquanto sua família assiste.

MAYSA QUANDO FALA O CORAÇÃO

.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

capitulo 5

capitulo 5
Nacib e Alice se preocupam com o estado de saúde de Dalva. O médico avisa a Pery e Bily que Dalva não pode receber visitas. Os dois se lembram da época em que estudaram em um colégio interno. Dalva comprou uma casa em Jacarepaguá. Pery e Bily foram passar o natal com Lurdes e Herivelto. Dalva foi até lá e ficou observando de longe os filhos. Herivelto se zangou quando Pery cantou na noite de natal. Margot e Alice discutem no hospital. Ricky Valdez e Dalva foram fotografados juntos. Herculano dá conselhos a Herivelto e diz que ele não pode virar as costas para Dalva. Lurdes e Dalva ficaram amigas e conversaram sobre o fim do romance da cantora com Ricky Valdez. Yaçanã avisa a Pery que Herivelto está se preparando para visitar Dalva. Pery e Dalva cantaram juntos em um programa de TV. No hospital, Dorival pergunta a Alice se ele pode visitar Dalva. Anos antes, em uma boate, Dalva conheceu Dorival e ele resolveu levá-la até em casa. Depois de algum tempo juntos, Dalva e Dorival começam a brigar. Eles discutem enquanto Dorival dirige e ele acaba perdendo o controle do carro, causando um grave acidente. Em 1972, Dalva sai do CTI. Ela pede para Pery cantar uma música e adormece. Antes de morrer, Dalva sonha que Herivelto enfim veio visitá-para pedir perdão a ela.

capitulo 4

capitulo 4
Dalva voltou para sua casa e ficou desolada ao ver o armário aberto sem as roupas do marido. David e Herivelto escreveram “Caminho Certo”, que foi cantada pela nova formação do ‘Trio de Ouro’. Lurdes não gostou da letra da música e Dalva ficou indignada ao ouvi-la. Nacib tentou consolar Dalva. Dalva recebeu o apoio de Emilinha Borba, Marlene e de seus fãs. David Nasser incentivou Herivelto a contar por que abandonou Dalva. Margot levou o jornal para Dalva e ela reagiu indignada com a declaração feita por Herivelto. Lurdes implorou que o marido acabasse com a briga. Pery e Billy foram humilhados na escola por outras crianças. Pery escreveu uma carta para o jornal pedindo para seu pai parar de ofender sua mãe. Herivelto ficou furioso com o menino. Dalva entrou com uma ação contra Herivelto, que ficou revoltado e reafirmou aos jornais as injúrias contra a ex-mulher. Dalva, incentivada por Dercy, foi à rádio e contou toda sua história com Herivelto. O ‘Trio de Ouro’, com sua nova formação, começou a ser vaiado em suas apresentações. Herivelto foi expulso da Associação Brasileira de Rádio depois de fazer uma declaração ao jornal contra a instituição. Dalva foi eleita a Rainha do Rádio. Nilo Chagas abandonou o ‘Trio de Ouro’ e Lurdes implorou mais uma vez que Herivelto parasse com as ofensas a Dalva. Margot avisou a Dalva que ela e Herivelto perderam a guarda de seus filhos. Dalva ficou desolada ao se despedir de Pery e de Billy e foi amparada por Edith. Enquanto Herivelto recorda estes momentos, já em 1972 Pery tenta convencer o pai a acompanhá-lo ao hospital, mas o compositor reage irredutível.

capitulo 3

capitulo 3
Ainda parte das recordações de Herivelto, ele lembra que mentiu para Dalva sobre a foto em seu terno, dizendo que Lurdes era uma fã. Margot, no entanto, contou toda a verdade sobre Lurdes para a cantora. Emilinha Borba consolou Dalva. Herivelto e Dalva fizeram as pazes. O ‘Trio de Ouro’ continuou cantando junto, se apresentando na Rádio Nacional. Herivelto, porém, não abandonou Lurdes e continuou encontrando a moça. Herivelto pediu para Dalva não colocar seus amigos contra ele. Lurdes cedeu às investidas de Herivelto e disse para sua irmã Conceição e sua mãe Silvia que iria morar com o compositor. Silvia recriminou o genro por ainda estar casado com Dalva e vivendo com sua filha ao mesmo tempo. Dercy Gonçalves reclamou com Dalva por beber muito e sugeriu que o ‘Trio de Ouro’ fizesse uma turnê internacional, tentando reaproximar a amiga de Herivelto. Herivelto deu a notícia da viagem para Lurdes, que se entristeceu. Dercy continuou incentivando Dalva a aproveitar a situação e se reaproximar de Herivelto. Durante a turnê, a plateia internacional recriminou Dercy ao começar seu show. Herivelto viu e voltou ao palco com seu apito e a escola de samba, deixando Dercy furiosa. Ela se desentendeu com Herivelto e fez acusações a Lurdes. Enquanto isso, no Brasil, Lurdes recebeu um telegrama dizendo que Herivelto e Dalva estavam juntos. Lurdes escreveu uma carta para o compositor terminando seu romance com ele. Ainda na viagem, Herivelto discutiu com Nilo Chagas e Dalva sugeriu que eles viajassem para Belém do Pará com Vicente Paiva e Amália. No Teatro de Belém, Dalva cantou e Herivelto a admirou. Nesta noite, os dois dormiram juntos. Pela manhã, porém, Herivelto foi embora e Dalva se entristeceu.

capitulo 2

capitulo 2
Herivelto continua relembrando sua história com Dalva. Ele lembra que Dalva o flagrou com Estela no carro. Eles discutiram, mas Herivelto tentou desconversar repreendendo a cantora por sua aparência. Nesta época, Herivelto compôs uma música com Grande Otelo sobre a Praça Onze. E os dois apresentaram o novo samba no palco do Clube Fluminense. Otelo se surpreendeu neste dia quando Herivelto entrou no palco com um apito e começou a reger a escola de samba com o instrumento. O samba de Otelo e Herivelto ganhou o concurso no Fluminense e Ataulfo Alves os parabenizou. Eles foram comemorar no Café Nice e Dalva ficou esperando por Herivelto dormindo dentro do carro. Dalva encontrou um brinco no carro e, enciumada, começou a brigar com o marido. Herivelto conseguiu convencer Dalva de que a ama e ela desistiu de continuar a briga. Alice aconselhou a filha Dalva a ser mais tolerante com o marido. Enquanto isso, Ricky Valdez continuou a cortejar Dalva de Oliveira durante as apresentações no Cassino da Urca. Herivelto percebeu e ficou nervoso. Os dois brigaram e Dalva agrediu Herivelto. Arrependida, a cantora chorou por ter brigado com o marido e não conseguiu gravar uma canção com Chico Alves. Dias depois, Ricky Valdez presenteou Dalva com rosas amarelas. Os dois se beijaram e Herivelto flagrou. Herivelto ficou furioso. Um tempo depois, Herivelto viu Lurdes pela primeira vez, dentro de um avião, e ficou fascinado com sua beleza. Dois anos se passaram e Herivelto continuou seguindo Lurdes. Herivelto impôs uma condição para deixar de seguir Lurdes: tirar uma foto com ela. Dalva viu a foto no bolso de um terno de Herivelto e ficou sem ação. Depois destas lembranças, já em 1972, Lurdes vai visitar Dalva no hospital.

capitulo 1

capitulo 1
Dalva se sente mal e liga para a rádio pedindo ajuda. Uma ambulância a leva para o hospital, onde fica internada em estado grave. Ao acordar diz a seu filho Billy que precisa muito falar com Herivelto. Um jornalista liga para o compositor querendo saber se ele vai visitar Dalva e ele reage irritado. Herivelto olha para o mar e se lembra de quando conheceu Dalva. Herivelto recorda sua história ao lado da cantora. Ele lembra de quando chamou Dalva para cantar com ele e Nilo Chagas. Os três cantaram juntos na Rádio Mayrink Veiga e César Ladeira os apelidou de Trio de Ouro. Nesta época, Margot sentiu ciúmes e fez intrigas de Herivelto para Dalva, mas os dois continuaram juntos e Dalva engravidou. César Ladeira anunciou a gravidez da cantora no rádio, e pediu para a plateia escolher o nome do filho. Neste período, Herculano aconselhou Herivelto a se casar com Dalva. Herivelto e Dalva se casaram na praia e, pouco tempo depois, nasceu Pery. Herivelto estava no Café Nice com Benedito Lacerda compondo, quando Herculano o avisou do nascimento de seu filho. Enquanto isso, o ‘Trio de Ouro’ fazia cada vez mais sucesso. Eles começaram a cantar no Cassino da Urca e Herivelto surpreende Dalva comprando um apartamento perto do local, também na Urca. Dalva não demorou para anunciar que estava esperando outro filho. Herivelto a princípio reagiu desanimado com a notícia, devido ao número de compromissos do ‘Trio de Ouro’. Billy, segundo filho da cantora, foi batizado em uma cerimônia de Umbanda. Nesta época, o cantor Rick Valdez começou a cortejar Dalva. Depois destas recordações, Herivelto afirma que não irá visitar a ex-esposa. Billy diz a Dalva que Herivelto não irá ao hospital falar com ela. Pery, irritado, afirma para mãe que levará seu pai de qualquer maneira ao local. Dalva chora.

Denise Weinberg Alice


Denise Weinberg
Alice

Alice é a mãe de Dalva de Oliveira e responsável pelo nome artístico da filha. “Alice Portuguesa”, como era conhecida, parou de trabalhar fora para se dedicar aos cuidados da família, principalmente da primogênita.

Susana Ribeiro Amália Paiva


Susana Ribeiro
Amália Paiva

Amália Paiva é esposa de Vicente Paiva.

Gustavo Gasparani Vicente Paiva


Gustavo Gasparani
Vicente Paiva

Vicente é músico e cantor, diretor musical do Cassino da Urca entre 1934 e 45. Ele e sua esposa Amália (Susana Ribeiro) são muito amigos de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira, acompanhando-os inclusive na excursão à Venezuela. Morreu em 1964.

Cláudia Netto Linda Batista


Cláudia Netto
Linda Batista

Linda Batista, filha do humorista Batista Junior, desde cedo já sabia que sua vocação era a música. Aos dez anos de idade, já compunha canções e, aos 18, foi eleita a “Rainha da Rádio”, título que manteve por onze anos, até 1948. É amiga de Dalva de Oliveira e fica ao seu lado após a separação.

Luciana Fregolente Dircinha Batista


Luciana Fregolente
Dircinha Batista

Dircinha Batista, como ficou conhecida Dirce Grandino de Oliveira, ganha o título de “Rainha do Rádio” em 1948. Assim como a irmã de Linda Batista (Cláudia Netto), ela era uma criança prodígio e gravou seu primeiro disco aos oito anos de idade. As duas freqüentam a casa de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins e apóiam a cantora após sua separação.

Soraya Ravenle Emilinha Borba


Soraya Ravenle
Emilinha Borba

Emilinha Borba talvez tenha sido a figura mais popular do rádio brasileiro, permanecendo na Rádio Nacional por 27 anos. É amiga de Dalva de Oliveira e fica ao seu lado após a separação.

Jackson Costa Herculano


Jackson Costa
Herculano

Herculano é um personagem fictício, um pai de santo que aconselhou Herivelto Martins por toda a vida. Tem um temperamento doce e gentil

Mayana Neiva Conceição


Mayana Neiva
Conceição

Sílvia, como gostava de ser chamada, é tão bonita quanto a irmã mais velha Lurdes (Maria Fernanda Cândido). É uma morena que atrai olhares por onde passa. Tem um caráter desinibido e desenvolto e é muito próxima a Lurdes.

Luiz Araújo Nacib


Luiz Araújo
Nacib

Nacib é amigo de Dalva de Oliveira e fã número um da cantora. Eles se conhecem quando Nacib tem apenas 14 anos, e o rapaz se torna confidente da artista até sua morte.

Janaína Prado Lila


Janaína Prado
Lila

Severina, ou Lila, como gostava de ser chamada, é a filha caçula de Alice (Denise Weinberg) e a irmã mais chegada à Dalva de Oliveira. Foi cantora de bailes e boates.

Adriana Salles Nair


Adriana Salles
Nair

Nair é irmã de Dalva de Oliveira. Também faz coro para a cantora, mas tem um temperamento mais retraído. Gosta dos afazeres domésticos e frequenta a casa de Dalva com regularidade.

Yaçanã Martins Sílvia Torelly


Yaçanã Martins
Sílvia Torelly

Sílvia é a mãe de Lurdes (Maria Fernanda Cândido), matriarca da família. Ficou viúva cedo, com quatro adolescentes para criar – Lurdes, Conceição (Mayana Neiva), Jane e René (Adriano Petermann). Católica, ela era severa e disciplinadora. Não aceitou inicialmente a corte que Herivelto Martins fazia para a filha, mas depois acabou se acostumando, e até gostando, com novo genro. A atriz que interpreta a personagem, é na vida real a filha de Lurdes e Herivelto. Yaçanã Martins interpreta sua avó materna na minissérie.

Nando Cunha Grande Otelo


Nando Cunha
Grande Otelo

Grande Otelo, pseudônimo de Sebastião Prata, é grande amigo de Herivelto Martins. Ator, compositor e cantor consagrado, Grande Otelo e Herivelto se conheceram em um botequim da Praça Tiradentes. Logo se tornaram amigos e parceiros profissionais. Otelo era a grande estrela do Cassino da Urca em seus tempos áureos, mas mesmo assim nunca deixou de frequentar a casa de Herivelto e Dalva de Oliveira. Estrelou famosas comédias no cinema, e foi parceiro de Oscarito e até de Orson Welles. Também atuou em novelas da Rede Globo, seu último trabalho foi a participação em ‘Renascer’. Otelo morreu em 1993 de um ataque do coração, quando viajava para Paris, na França, para receber uma homenagem no Festival de Nantes.

Fafy Siqueira Dercy Gonçalves


Fafy Siqueira
Dercy Gonçalves

Dercy Gonçalves, nome artístico de Dolores Gonçalves Costa, é uma atriz tão autêntica que sua trajetória dispensa apresentações. Oriunda do teatro de revista, ficou conhecida pelo bom humor. Era irreverente e se consolidou como um dos maiores nomes do teatro de improviso no Brasil. Na trama, Dercy entra na vida de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins por conta da viagem que eles fazem à Venezuela. Morreu com mais de 100 anos de idade, em 2008.

Fernando Eiras Francisco Alves


Fernando Eiras
Francisco Alves

Francisco Alves, ou o ‘Rei da Voz’, como era conhecido, é um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos. Gravou diversas músicas compostas por Herivelto Martins e fez também dois duetos com Dalva de Oliveira.

Fernanda Curi Yaçanã


Fernanda Curi
Yaçanã

Yaçanã é a única filha mulher de Herivelto Martins, e, como não podia deixar de ser, o xodó do pai. Adora acompanhar a mãe Lurdes (Maria Fernanda Cândido) em suas conversas e passeios. Dotada de imensa vocação artística, acaba se tornando atriz.